quarta-feira, 10 de março de 2010

Resumão 2009

Antes de começarmos a noticiar a atual temporada da Fórmula 1, vamos fazer um apanhado, um resumão do que foi o circo de 2009, que se for para definir em uma palavra podemos chamar de: estranha!
Um Novo Campeão. Jenson Button, da BrawnGP, conseguiu façanhas memoráveis com seu carro voador no início da temporada e com "gordura" acumulada, se deu o direito de administrar com folga os resultados para conseguir o título. Venceu 6 das 7 primeiras corridas e só. Daí para frente foram apenas mais dois pódios: 2º na Itália e 3º em Abu Dhabi.

Correndo da Crise. Devido a crise financeira que atingiu o mundo, a FIA decidiu mudar regras e estimulou o corte de gastos. Além disso, com um GP a menos que em 2008, países tradicionais não tiveram corridas (França e Canadá) e vimos a estréia de outra sede no Oriente Médio: Abu Dhabi. Equipes favoritas como Ferrari e McLaren sofreram reflexos da crise e viram as pequenas BrawnGP e Red Bull dominarem em 2009.

Energia que dá Gosto. O KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) passou a ser utilizado para os carros ganharem potência reaproveitando a energia gerada nas frenagens. O aumento pode chegar até 80 cavalos, basta o piloto apertar um botão no volante, isso confere alguns segundos a mais por volta.

A Força Alemã. Um novo alemão despontou com destaque em 2009: Sebastian Vettel, da Red Bull. Ele venceu quatro corridas e levou o vice-campeonato.

Peça da Discórdia. O difusor em "v" utilizado por equipes como BrawnGP, Toyota e Williams gerou protestos de outras equipes devido a interpretação do regulamento sobre seu formato. Alguns acreditam que tal peça e um bom acerto aerodinâmico fizeram a BrawnGP obter os excelentes resultados durante o ano.

Meu nome é Brawn. Ross Brawn, ex-diretor da HondaF1, assumiu os direitos da equipe falida, criou a nova BrawnGP e levou na temporada 2009 os títulos de equipe e pilotos, para Jenson Button. Ao fim do ano, vendeu a equipe para a Mercedez-Benz.

Quase Aposentado, Quase Campeão. Rubens Barrichello era um piloto praticamente aposentado ao fim de 2008, entretanto, Ross Brawn fez o brasileiro continuar na categoria e terminou a temporada na 3ª colocação, vencendo os GPs da Europa (Valência, Espanha) e Itália.

Acidente com Massa. No GP da Hungria, um peça se soltou do carro de Rubens Barrichello e atingiu Felipe Massa, acertando seu capacete com tamanha violência que atingiu o piloto, machucando seu rosto na altura do olho e ficou afastado até o término do ano.
Resquícios de 2008. O outro brasileiro da F1 também não terminou o ano. Nelson Piquet Jr. foi demitido da Renault devido maus resultados e daí abriu o bico: o acidente dele no GP de Cingapura em 2008 foi premeditado para favorecer a vitória de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. O julgamento do caso terminou com o banimento de Flavio Briatore, chefe da escuderia, e Pat Symonds, diretor de engenharia, foi expulso por cinco anos.

Após esse ano turbulento, a Fórmula 1 chega a 2010 e quem sabe, este ano, poderemos ver novamente um brasileiro campeão.



Fernando Fonseca

Nenhum comentário: