quinta-feira, 26 de junho de 2008

1991 = 20 títulos mundiais! - Parte II

Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991): - Dos que já eram campeões em 91, foi o terceiro a conquistar um título. Senna fez sua estréia na Fórmula 1 pela fraca equipe Toleman, em 1984, mas por suas grandes atuações, principalmente no GP de Mônaco daquele ano - onde conquistou o 2º lugar, correndo na chuva - despertou o interesse de uma equipe maior, a Lotus.
Foi nela que o brasileiro conquistou sua primeira vitória, no GP de Estoril em 85. Senna sempre andava muito bem, mas ainda não tinha carro à altura de Mclarens e Williams, que dominavam as corridas na época.
Mas, Ayrton viu sua grande oportunidade aparecer em 1988, quando foi contratado pela equipe Mclaren onde teve como companheiro Alain Prost. Em 88 a equipe inglesa deu um banho na concorrência vencendo 15 das 16 provas e levando o título de equipes e piloto. Senna conquistava seu primeiro título mundial.
Em 89, a Mclaren continuava dominando com Senna e Prost disputando a ponta da maioria das provas e consequentemente o título. No Grande Prêmio do Japão, Prost tinha certa vantagem sobre Senna, mas, se o brasileiro conquistasse a vitória manteria suas chances de vencer a temporada novamente. Mas, em um lance de rivalidade extrema, Prost não pensou duas vezes antes de jogar o carro pra cima de Senna, pensando que assim os dois estariam fora da prova. Mas Senna continuou e venceu, porém, mais tarde foi desclassificado da corrida, perdendo então, o título para o francês.
Em 1990, mesmo com a mudança de Prost para a Ferrari, a vida de Ayrton não ficou facilitada, pois o francês, mesmo com um carro um pouco inferior disputou o título com o brasileiro até o GP do Japão novamente. Nesta ocasião foi o brasileiro que jogou o carro pra cima do francês, logo na primeira curva. Senna era bi-campeão.

No ano de 1991: - Senna foi novamente campeão, mas agora emcima do inglês Nigel Mansell, que corria pela equipe Williams. Ayrton conquistou o título de 91 também no Japão, quando Mansell rodou na décima volta, ao perseguir o brasileiro. No final daquela corrida Senna deixou seu companheiro Gerhard Berger passar para ganhar sua primeira prova pela equipe Mclaren, e pudemos ouvir Galvão Bueno gritar "eu sabia, eu sabia".

Depois de 91: - Ayrton continuou correndo pela equipe Mclaren, mas seu carro já não era tão competitivo como nos anos anteriores e então não conseguiu mais do que um 4º lugar na temporada de 92. Apesar de tudo, fez certos "milagres" em 93, conquistando vitórias heróicas, como no GP do Brasil e avassaladoras, como em Donington Park, corrida em que Senna saiu de 4º e já no término da primeira volta liderava. Esta seria considerada a melhor primeira volta da história. Ayrton conquistou sua última vitória de sua carreira e pela equipe Mclaren, no Grande Prêmio da Austrália daquele ano, era sua 41ª.
O brasileiro correu apenas 3 provas em 1994, pela equipe Williams, e na terceira (San Marino) morreu após a quebra de uma barra de suspensão fazendo seu carro ir reto e bater violentamente na curva tamburelo. Terminando de forma trágica a carreira do tri-campeão.


Nigel Mansell (1992): - Nigel Mansell fez sua estréia na Fórmula 1 no ano de 1980 pela equipe Lotus e lá permaneceu até o ano de 1984. Em 85 mudou-se para a Williams, e ao final da temporada conseguiu suas duas primeiras vitórias na categoria. Em 86 ainda pela Williams foi vice-campeão pela primeira vez, perdendo o título para o
francês Alain Prost. Já no ano seguinte, ainda correndo pela Williams, foi vice de Nelson Piquet, seu companheiro de equipe. Mas com tamanhas desavenças entre os dois dentro da equipe Piquet saiu de mudança para a Lotus em 88, e Mansell continuou na Williams. Esperando então sua chance de conquistar o campeonato. Mas a Honda saiu da Williams juntamente com o brasileiro, deixando a equipe inglesa com o fraco motor Judd. Mansell não conseguiu nada além da 9ª posição no mundial.
Em 1989, o inglês se mudou para a Ferrari e começou com tudo. Venceu logo na estréia, no GP do Brasil, mas depois voltou a pontuar somente 5 corridas mais tarde. E venceu apenas mais uma, terminando o campeonato com a 4ª colocação.
Em 90, Mansell ainda de Ferrari, não foi nada bem. Totalmente inferior ao seu companheiro Alain Prost, não conseguiu bom desempenho no ano e terminou em 5º colocado.

No ano de 1991: - Estava de volta para a Williams, com um super carro e com reais chances de vencer o campeonato. Mas encontrou um inspirado Ayrton Senna e sua forte Mclaren, terminando com o vice-campeonato.

Depois de 91: - Mas, enfim, o mundo iria sorrir para Mansell em 92. A Williams construiu um carro que mais tarde seria considerado "de outro planeta", e então o inglês se tornou campeão pela primeira e única vez na Fórmula 1. Mansell foi correr na Fórmula Indy em 93, onde também se tornou campeão. Depois, ainda retornou para a Fórmula 1, participando de algumas provas no ano de 94. Ano também que conseguiu sua última vitória na carreira, no GP da Austrália. E se aposentou em 1995 pela equipe Mclaren.

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Continua amanhã...
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Fernando Justini
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