sexta-feira, 27 de junho de 2008

1991 = 20 títulos mundiais! - Parte III

Mika Hakkinen (1998 e 1999): - O piloto finlandês, que anos mais tarde se tornaria bi-campeão pela Mclaren, fez sua estréia justamente no ano de 1991.

No ano de 1991: - Faz sua estréia na categoria, correndo pela equipe Lotus, que tinha sido uma equipe muito bem sucedida com a passagem de muitos pilotos exepcionais, mas, que passava por maus momentos naquela época.

Hakkinen começou o ano correndo ao lado de Julian Bailey, que 4 corridas mais tarde era substituido por Johnny Herbert. Mas aí começava uma série de trocas de posto entre Herbert e Michael Bartels.
Porém a única corrida em que a equipe pontuou, foi justamente com Hakkinen em 5º lugar, marcando 2 pontos e Julian Bailey em 6º, marcando apenas 1, no GP de San Marino. Este Grande Prêmio, que por sinal, terminou com JJ Lehto e sua Dallara no lugar mais baixo do pódio, e ainda Pierluigi Martini em 4º com uma Minardi.
No final da temporada, Hakkinen terminou apenas com estes dois pontos e a 16ª posição no mundial.

Depois de 91: - Mika Hakkinen permanece correndo pela Lotus em 1992, e juntamente com Johnny Herbert conseguem levar a equipe ao 5º lugar no mundial de construtores com 13 pontos. Destes 13, o finlandês havia marcado 11, terminando o campeonato na oitava posição.
Mas a grande jogada da carreira do finlandês estava por vir no ano de 93. Mika saiu da equipe Lotus para virar piloto de testes da Mclaren naquele ano, já era uma boa oportunidade de andar em um carro de ponta, mas, essa oportunidade aumentou mais ainda quando o então segundo piloto Michael Andretti foi demitido ironicamente após seu melhor resultado. O terceiro lugar no GP da Itália.
A partir da corrida seguinte, em Portugal, Hakkinen assumiu o assento da Mclaren para nunca mais largar em sua passagem pela Fórmula 1. Em sua segunda corrida pelo time inglês, Mika conseguiu um terceiro lugar na corrida do Japão, e seu primeiro pódio.
Em 94, Hakkinen viu seu companheiro Ayrton Senna ir para a Williams. Ele então dividiria a equipe com o experiente Martin Brundle. Na primeira oportunidade de mostrar serviço em uma temporada inteira por uma boa equipe, Hakkinen não decepciona e termina o mundial com 26 pontos na 4ª colocação.
Em 95, a Mclaren não consegue desenvolver um carro muito competitivo, então Hakkinen e o se novo companheiro Mark Blundell, não conseguem mais do que um 4º lugar no campeonato de construtores. Hakkinen consegue dois terceiros lugares, mas, marca apenas 17 pontos e termina a temporada na sétima colocação. E 96, novamente havia uma mudança de piloto na Mclaren. Saia Mark Blundell para a entrada de David Coulthard, que formariam dupla até o ano de 2001. Novamente com um carro não tão bom, o finlandês marca 31 pontos, terminando o ano em 5º.
Enfim, o ano de 1997 havia chegado. E este ano marcaria a carreira de Mika Hakkinen. O finlandês teve algumas chances de vencer corridas, mas por azar e algumas quebras de seus carros, Mika obtinha resultados não muito favoráveis, não conseguindo completar várias provas. E de quebra seu companheiro somava 2 vitórias no ano.
Mas na última corrida da temporada, Mika Hakkinen ergue pela primeira vez o troféu de primeiro colocado. Terminava de forma brilhante um ano que não tinha sido tão bom assim para o piloto. Mas era dessa vitória que ele precisava.
Pois no início do ano de 1998, Hakkinen tinha nas mãos um super carro, e com 8 vitórias na temporada, conseguiu se tornar campeão pela primeira vez, totalizando 100 pontos.
Em 99, o finlandês da Mclaren continuou muito consistente e conseguiu triunfar novamente, se tornando então, bi-campeão.
Em 2000, Hakkinen disputou o campeonato corrida a corrida com Michael Schumacher, mas acabou batido pelo alemão. E em 2001, encerrava sua brilhante carreira na Fórmula 1.


Michael Schumacher (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004): - O maior campeão da história da Fórmula 1, fez sua estréia também no ano de 91.

No ano de 1991: - Schumacher, fez a sua primeira aparição para o mundo da Fórmula 1 no GP da Bélgica. Correndo pela equipe de Eddie Jordan, o alemão chegou surpreendendo a todos ao colocar seu carro em sétimo no grid. Na corrida, Schumi não chegou a completar nem a primeira volta. Mas já havia mostrado seu potencial, tanto que na corrida seguinte já era contratado da equipe Benneton. E surpreendeu novamente, termiando o GP da Itália em 5º colocado, a frente de seu companheiro, o já tri-campeão Nelson Piquet.
O alemão terminou o ano marcando mais dois pontos, somando 4 ao final da temporada e com o 14º lugar.

Depois de 91: - Schumacher permanece na Benneton e ajuda a desenvolver um grande carro em 1992, onde, um ano após sua estréia, consegue sua primeira vitória. No GP da Bélgica. E termina o ano em uma excelente 3ª posição, à frente de Ayrton Senna e sua Mclaren.
Em 93, ainda pela equipe de Flávio Briatore, Schumacher disputa a ponta do campeonato e consegue mais uma vitória, terminando o ano em quarto lugar.
O ano de 1994, é lembrado por muitos, pela triste memória da morte de Ayrton Senna, na décima volta do Grande Prêmio de San Marino. Mas para Schumacher esse foi um ano especial, pois conquistou seu primeiro título emcima do inglês Damon Hill. E terminou seu ciclo na Benneton conquistando o bi-campeonato em 1995.
O ano de 1996, foi marcado pela mudança radical de Schumacher. Ele trocaria a equipe pela qual conquistou dois campeonatos mundiais, pela Ferrari, que não conquistava um título desde 1979 com Jody Scheckter. Mas começou a trabalhar com os italianos e terminou o ano com três vitórias e um bom terceiro lugar no campeonato, atrás apenas das imbatíveis Williams.
Em 97, brigou até a última etapa pelo título, mas, por jogar o carro contra Jacques Villeneuve, Schumacher foi desclassificado da temporada.
Em 98, travou outra grande briga, mas desta vez com o finlandês Mika Hakkinen, e novamente Schumi foi derrotado ficando com o vice-campeonato.
Em 1999, na prova de Silverstone na Inglaterra, o alemão da Ferrari perdeu o controle de seu carro e bateu violentamente contra a proteção de pneus, fraturando as duas pernas. Após ficar algumas corridas de molho, por causa de sua recuperação, Schumacher voltou e conseguiu dois segundos lugares, e apesar de todos os contra-tempos do ano, terminou em 5º.
No ano 2000, Schumacher disputou o campeonato novamente com Mika Hakkinen, mas desta vez se saiu melhor que o finlandês da Mclaren, conquistando então o seu tri-campeonato, e terminando com um jejum de 20 anos sem título da equipe Ferrari.
Schumacher manteve seu favoritismo nos anos seguintes conquistando o tetra em 2001, o penta em 2002, o hexa em 2003 e o hepta em 2004. Todos estes anos ano lado do companheiro Rubens Barrichello.
Em 2005, um dos piores anos da carreira do alemão. Apenas uma vitória, na famosa prova de Indianápolis, que somente 6 carros largaram. Schumi terminava o ano em 3º lugar, atrás do espanhol Fernando Alonso e do finlandês Kimi Raikkonen. Em 2006, Schumacher disputou palmo a palmo o campeonato com Alonso, mas o espanhol da Renault levou a melhor e na última corrida da temporada, GP do Brasil, conquistou seu bi-campeonato. Terminava ali a carreira do alemão que bateu todos os records da categoria máxima do automobilismo.

Pode-se perceber então, que o ano de 1991 é muito especial, pois todos estes outros anos, querendo ou não estavam ali interligados por meio destes 6 pilotos que fizeram história na Fórmula 1.

Nelson Piquet, Alain Prost, Ayrton Senna, Nigel Mansell, Mika Hakkinen e Michael Schumacher em 24 anos que pelo menos um deles estava na pista, levaram nada mais nada menos que 20 títulos de pilotos.

De 1981, quando Piquet conquistou seu primeiro título, até 2004, o último de Schumacher, apenas os anos de 1982, 1984, 1996 e 1997 não foram conquistados por um deles.

1981 - Nelson Piquet
1982 - Keke Rosberg
1983 - Nelson Piquet
1984 - Niki Lauda
1985 - Alain Prost
1986 - Alain Prost
1987 - Nelson Piquet
1988 - Ayrton Senna
1989 - Alain Prost
1990 - Ayrton Senna
1991 - Ayrton Senna
1992 - Nigel Mansell
1993 - Alain Prost
1994 - Michael Schumacher
1995 - Michael Schumacher
1996 - Damon Hill
1997 - Jacques Villeneuve
1998 - Mika Hakkinen
1999 - Mika Hakkinen
2000 - Michael Schumacher
2001 - Michael Schumacher
2002 - Michael Schumacher
2003 - Michael Schumacher
2004 - Michael Schumacher
.
.

Fernando Justini
.

Nenhum comentário: