segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Grande Ilusão




Um começo meteórico, pódios, vitórias e a liderança do campeonato de 2007!!! Foi assim que o primeiro piloto negro da história da Fórmula 1, o jovem inglês Lewis Hamilton começou sua carreira. Ele que foi abençoado pela McLaren, teve sua estréia numa grande equipe. Era o segundo piloto, afinal, o companheiro de equipe era o espanhol bicampeão Fernando Alonso. Porém, com esse desempenho fulminante, ele atingiu o status de primeiro piloto e era visível que a McLaren trabalhava em prol de Hamilton.


Hamilton estava com o título nas mãos, há duas provas do final tinha 12 pontos de vantagem sobre o vice, Alonso. Então a saída no GP do Japão e o sétimo lugar no GP do Brasil, devido a erros infantis, fez perder o título que caiu nas mãos de Kimi Raikkonen, da Ferrari, que cinco provas antes do fim era o quatro colocado.


Começa 2008! Uma nova temporada, uma nova esperança do inglês fazer um campeonato tão espetacular quanto o primeiro e desta vez se consagrar campeão. Afinal, a temporada de 2007 serviu de aprendizado. Uma experiência que ele não tinha. Venceu na primeira corrida do ano, manteve a liderança na Malásia, caiu e retornou ao topo no tradicional circuito de Mônaco. Parecia que estávamos diante de um novo Hamilton, mais maduro.


Pura ilusão! Bastaram dois grandes prêmios e agora é o quarto colocado, 18 pontos atrás do líder Felipe Massa, da Ferrari. Lewis Hamilton prova que não sabe perder, não sabe correr atrás. No Canadá, provocou um acidente nos boxes com Raikkonen, que tirou os dois carros da corrida. Na França, perdeu 10 posições no grid de largada por causa do acidente no Canadá, forçou uma ultrapassagem pela zebra, foi punido, teve que passar nos boxes, não conseguiu ultrapassar Nelsinho Piquet e depois quando foi passar por Fernando Alonso, quase bateu. No fim, não conseguiu nada além de uma 13ª posição. Enquanto, Felipe Massa comemorava mais uma vitória, a liderança na temporada 2008 e uma dobradinha com seu companheiro Kimi Raikkonen.


Para os ingleses restam a esperança de um dia, Hamilton ter a experiência e a humildade de saber andar em qualquer condição e, enfim, ser um grande campeão. Mas isso talvez, não passe de um sonho.

.

.

Fernando Fonseca

.

.

Nenhum comentário: