segunda-feira, 15 de setembro de 2008

GP da Itália - Monza

Atuação impecável de Sebastien Vettel e seu modesto Toro Rosso. O jovem alemão mostrou todo seu talento neste fim de semana, guiando como poucos na chuva. Com a vitória, Vettel tirou de Alonso agora o record de piloto mais jovem a vencer uma prova. Já que ele também havia roubado do espanhol a marca de piloto mais jovem a fazer uma pole-position.

Mesmo assim, em um gesto muito bonito, Alonso fez questão de ir lá e cumprimentar o menino pelos seus feitos neste fim de semana em Monza.

O espanho da Renault fez mais uma boa prova com seu fraco carro, e repetiu sua melhor colocação até aqui na temporada. O quarto lugar.

O outro nome da corrida foi Lewis Hamilton, que largou em 15º e chegou em sétimo, sobrando na corrida em relação aos demais. Deu a impressão de que, quando Hamilton percebeu que era Massa que estava a sua frente, preferiu não arriscar e só levou seu carro tranquilamente para a bandeirada. Mas até esse ponto o inglês já havia andado, e muito, no limite, executando ultrapassagens que exigiam muito arrojo.

Já seu companheiro de equipe, com o mesmo equipamento e largando da segunda posição, não fez uma atuação que chegasse nem aos pés de qualquer outro piloto. Chegou em segundo sim, mas também, largando com uma Mclaren na primeira fila até eu!

Outra decepção é justamente o compatriota de Kovalainen. Kimi Raikkonen largou uma posição à frente de Hamilton e não conseguiu fazer absolutamente nada. Apenas a volta mais rápida da corrida, que não vale de nada para quem chega em nono.

Talvez se a Fórmula 1 fosse igual a GP2, que premiasse o detendor da melhor volta da corrida, Kimi ainda estaria brigando pelo título!

Estratégia cumprida nos mínimos detalhes por Robert Kubica, que saiu lá do 11º lugar do grid e foi direto para o pódio. Quem disse que o polonês não está na briga? É claro que um pouco distante, mas dos três primeiros na tabela do campeonato, Kubica foi o melhor classificado hoje. Se Massa e Hamilton bobearem, Kubica pode surpreender.

Quem fez corrida boa hoje também foi Heidfeld, que largou lá de trás também e conseguiu levar seu carro ao quinto lugar. Os dois pilotos da BMW estão andando demais. Heidfeld já está encostando em Kimi no campeonato.

Felipe Massa largou em sexto, chegou em sexto. Até andou bem na chuva. Nada comparado com as atuações de Vettel ou Hamilton, mas Felipe, por não se dar muito bem em corridas com essas condições, conseguiu terminar nos pontos e diminuir para um a diferente entre ele e Hamilton.

Decepção foi Nico Rosberg que largou em quinto e conseguiu a proeza de terminar em 14º.
Webber também largou lá na frente e terminou atrás. É bom o australiano abrir o olho, porque está fácil pra ele ser companheiro do David "tromba-tromba" Coulthard. Mas ano que vem terá ao seu lado Vettel, e não vai bastar a ele ser apenas o leão de treinos.

E por falar em Coulthard!
Sem comentários hein. Quem foi que tirou o retreovisor do carro dele?
Ninguém mais consegue fazer uma ultrapassagem sobre ele.
Ou não passa, ou ele põe pra fora!

Rubinho esqueceu seu submarino lá em Silverstone e levou para Monza apenas seu bote inflável. É incrível, a Honda não anda mais nem com chuva.

Nelsinho já está tendo que se alertar novamente. Alonso está fazendo belas atuações e ele está deixando um pouco a desejar. Ele já deve saber que existe um tal de Lucas di Grassi que está andando demais por aí.

Pra finalizar, que dó do outro Sebastião da Toro Rosso. Pô, que sacanagem o carro do Bourdais não pegar na largada. Tinha certeza que ele iria pro pódio junto com Vettel e com o Berger.
Seria ainda mais inesquecível para a equipe.

Próxima corrida é em Cingapura, e eu nem tenho idéia do que pode acontecer por lá. Só sei que estou torcendo para o Felipe repetir seu desempenho de Valência. E para Hamilton repetir o seu dos últimos GPs do ano passado.
.
.
Fernando Justini
.

Nenhum comentário: