domingo, 28 de setembro de 2008

GP de Cingapura - Cingapura

Depois de tantos acontecimentos em uma só corrida é até meio difícil saber por onde começar.

Bom, vamos então pelo vencedor né!
Fernando Alonso, que não vencia desde o GP da Itália do ano passado, aliou grande dose de sorte à sua competência durante todo o fim de semana. Quem diria que o espanhol que havia se desesperado depois do problema causado em seu carro durante o treino de classificação, fosse sair lá de trás e acabar vencedor da primeira prova noturna da história da Fórmula 1.

Quem ajudou, e muito, para que tudo isso acontecesse com Alonso, foi (acidentalmente?) Nelsinho Piquet, que provocou a entrada do Safety Car e embolou toda a corrida.

Aliás, a partir da batida de Nelsinho tudo deu errado para os brasileiros. E tudo acho que em menos de três voltas. É impressionante a zica com nossos compatriotas!

Barrichello teria grandes chances de somar mais alguns pontos no campeonato, mas seu carro parou logo após sua parada nos boxes, ainda com o Safety Car na pista. Pior ainda é que Rubinho quis fazer uma gentileza para a torcida jogando sua balaclava, porém quando a fase é ruim...
o acessório foi parar lá embaixo na água!

O outro brasileiro que ainda restava era Felipe Massa, o líder da prova, fazendo uma corrida muito boa e até tranqüila mantendo boa distância para Hamilton e vendo Kimi Raikkonen enconstar no inglês.
Tudo isso foi por água abaixo no momento do pit stop, quando por mais um erro da equipe italiana, Felipe teve sua corrida prejudicada. O erro mais uma vez foi por causa da luz que substituiu o famoso "pirulito" que é segurado à frente do piloto. Algum mecânico apertou o botão para a luz verde um pouco antes, então Massa saiu dos boxes levando a mangueira que ainda estava acoplada em seu carro.

Kimi Raikkonen, que parecia estar voltando a velha forma e começando a andar forte na corrida, foi prejudicado também em sua parada de box e voltou muito atrás no pelotão. Mas aí conseguiu se recuperar bem e estava na quinta posição, quando passou em cima das "tartarugas" na chicane da curva 10 e bateu. Que fase do finlandês!
Já é a quarta corrida seguida que Kimi não pontua, e agora para Massa ser campeão precisa mais do que nunca da ajuda de seu companheiro de equipe. Tomara que ele acorde.

Não acredito que Hamilton tenha feito corrida de gênio e de campeão como muitos estão falando por aí. É claro que ele não se arriscou tanto quanto em outras corridas, mas penso também que sua McLaren não estava rendendo tanto assim. Não tem o menor cabimento ele ter feito as primeiras voltas sem arriscar e ameaçar Felipe Massa. Se o brasileiro tivesse ganho a corrida, Hamilton não seria mais líder. E pode-se notar que o desempenho do inglês foi mais ou menos o mesmo em toda a corrida. Então, penso eu, que se ele tivesse tido chance de fazer uma corrida muito louca e arriscada como outras, teria feito sim. Mas essa cautela forçada até pelo fraco desempenho de seu carro hoje, rendeu um terceiro lugar e sete pontos de diferença no campeonato. Esse sim tem a sorte de campeão!

O que dizer de Kovalainen?
Acho que não precisa dizer nada, pois é isso mesmo que ele anda fazendo nas corridas! Nada!

Caramba, o que dá pra falar do rendimento da Williams quando Rosberg estava liderando? Espetacular! Andou como nunca!
Mereceu demais esse pódio. Com o fraco carro que tem já conquistou o seu segundo na temporada e na carreira. Nakajima também marcou pontos, chegando em oitavo.

Timo Glock se destacando demais e pode ser o novato do ano.
BMW neste fim de semana não teve uma de suas melhores atuações. Porém, Heidfeld ainda levou três pontinhos pra casa e ficou a apenas 1 de Kimi Raikkonen.

Robert Kubica tomou punição por reabastecer com o pit fechado e voltou lá atrás. Depois disso não conseguiu fazer muita coisa, pois a pista não permitia muitas ultrapassagens, e chegou apenas em 11º. Uma pena, pois o polonês poderia ter dado um bom salto na tabela hoje.

Vettel depois de uma bela vitória na Itália, não pôde ter o mesmo desempenho mas pontuou novamente, chegando em quinto. O alemãozinho está dando um baile em seu companheiro. Uma pena a reação de Bourdais ter morrido junto com o motor lá na volta de apresentação do Grande Prêmio da Itália.

David Coulthard, quem diria, fez uma boa corrida e marcou pontos. O escocês que está com a fama de "chicane ambulante" por não deixar ninguém ultrapassá-lo este ano, tomou uma de Hamilton e não fez nada. Incrível!

Button, apesar de ter ficado na posição dos bobos e não marcar pontos, ou seja, a nona posição, salvou a corrida da Honda. Mas tem que ser registrado que Button apareceu na corrida menos que Rubens Barrichello, e só chegou em nono pelo fato de toda a trapalhada do resto dos pilotos, pois ele mesmo não fez nada de excepcional.

Por fim, Fisichella. Que chegou a andar em 2º com sua Force India. Muito legal. Mas não conseguiu nada mais que o 14º lugar, ou seja, o úlitmo.
.
.
Fernando Justini
.

Nenhum comentário: